Cristiane Poleto
Brasília DF - 19/07/2018

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Construtoras adotam maquete virtual em 3D

15/07/09

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SÃO PAULO – Maquetes de imóveis em 3D pela web são a última aposta das construtoras para vender para internautas.


A construtora Tenda está apostando na Realidade Aumentada, tecnologia que permite mesclar informações do mundo virtual com o mundo real. Para explorar a maquete 3D, é preciso acessar o site da empresa (www.tenda.com/ra) e ter uma webcam. Nos anúncios de um empreendimento da construtora publicado em revistas e jornais ou folhetos distribuídos nas lojas, há um ícone que deve ser exibido para a webcam. Assim, imagens em 3D do prédio e do interior do imóvel vão aparecer na tela do monitor.


A ferramenta, que estreou no dia 3 de julho, já teve 22 mil acessos. “É uma forma lúdica de mostrar ao cliente o imóvel”, diz a diretora da Tenda Dirce Amaral. “Ele pode chegar em casa e mostrar a maquete 3D para a família.” A Tenda está incrementando a ferramenta para permitir que o cliente também possa usar a Realidade Aumentada para simular a decoração do imóvel.


Outra construtora que adotou a Realidade Aumentada em suas ações publicitárias foi a Celi, de Aracaju (SE). No endereço http://www.celi.com.br/realidade-aumentada é possível mostrar o ícone impresso no anúncio para webcam e assistir a uma demonstração sobre o funcionamento do site no iPhone em 3D, na tela do monitor.


Conheça outras iniciativas com Realidade Aumentada no link http://info.abril.com.br/professional/desenvolvimento/bem-vindo-a-realidade-aumentada.shtml.


Interatividade online


A construtora Tecnisa abriu um canal de videoatendimento no seu site para incrementar a comunicação entre os corretores seus clientes pela internet. “O corretor pode conversar com o cliente usando a webcam, carregar uma imagem da planta, rodar um vídeo para mostrar para o cliente o produto. É uma poderosa ferramenta de demonstração do produto, que aproxima o cliente da experiência do estande de vendas”, diz o gerente de e-business da Tecnisa, Denilson Novelli.


Dos 200 corretores da Tecnisa, 40 se dedicam ao atendimento online. A maioria dos contatos feitos pelos clientes são por e-mail (53%), enquanto 36% do volume de atendimento é feito por chat e 11% é por telefone. O Twitter também é adotado pela construtora (http://info.abril.com.br/noticias/internet/tecnisa-vende-apartamento-pelo-twitter-02062009-44.shl). Segundo Novelli, atualmente o atendimento online é responsável pela conclusão de 30% das vendas.

Fonte:

Imóveis


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