Cristiane Poleto
Brasília DF - 20/01/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Mercado Imobiliário Brasileiro: Um segundo semestre otimista - Apesar de tudo

05/08/12

Bookmark and Share

Um segundo semestre otimista, apesar de tudo



O mercado recebeu, na última semana, uma notícia que despertou o interesse de todos que atuam, investem ou dependem do mercado imobiliário. A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) reduziu sua projeção de crescimento do crédito imobiliário de 30% para 20%, na principal linha de recursos para financiamento no Brasil (recursos da Poupança). Entre as justificativas estão a diminuição do número de novos lançamentos imobiliários e a desaceleração do crescimento da economia.


O que isso significa para quem pretende comprar um imóvel financiado?


A ótima notícia é que apesar de revista a projeção de crescimento, o volume de crédito será maior ao do concedido em 2011. Na prática, os bancos continuam interessados em financiar imóveis. O crédito imobiliário é de longe uma das linhas que mais fidelizam clientes para os bancos; que proporciona um relacionamento com o cliente por muito mais tempo. Mais duradouro do que é feito com alguém que negocia um crédito pessoal ou financia um veículo.


Novidades em relação à portabilidade


Está previsto para o segundo semestre a definição das regras para a portabilidade do crédito imobiliário pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A possibilidade de migrar para um banco que ofereça taxas melhores com um custo final muito abaixo das de hoje será uma das práticas. O consumidor terá mais poder de escolha e barganha. Isso será ótimo para ele.


No entanto, o Governo Federal terá que ser muito cuidadoso para não dar “um tiro no pé”. As regras deverão beneficiar o consumidor, mas também, organizar e ainda manter o mercado interessante para os bancos continuarem atuando. O pior cenário é voltarmos a contar somente com um banco disposto em conceder crédito imobiliário. Quem viveu nas décadas de 80 e 90 lembra que conseguir um financiamento era difícil e moroso. Não queremos que isso volte a acontecer, afinal de contas, não seria bom para quem empresta, quem constrói, quem vende, e, muito menos, para quem precisa comprar.


Marcelo Prata é Presidente do Canal do Crédito, o primeiro site de comparação de produtos financeiros do Brasil – www.canaldocredito.com.br


Posted: 30 Jul 2012 10:59 AM PDT


 

Fonte:

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011