Cristiane Poleto
Brasília DF - 14/08/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Aprenda a fiscalizar a construção do seu imóvel

22/07/12

Bookmark and Share

Aprenda a fiscalizar a construção do seu imóvel

Para evitar surpresas e problemas, é fundamental que o comprador acompanhe a obra de perto


Construção


Obras: fiscalizar é fundamental e a melhor forma de fazer é definindo uma Comissão de Representantes


São Paulo - Ao comprar um imóvel na planta ou em construção, o consumidor tem que ter em mente que terá um longo período pela frente até a entrega definitiva do imóvel. Isso não quer dizer, no entanto, que o comprador pode esquecer do imóvel e só voltar a se preocupar com ele na hora de receber as chaves. Pelo contrário. Para evitar surpresas e problemas, é importante acompanhar a obra de perto.


Para o presidente da AMSPA (Associação dos Mutuários de São Paulo), Marco Aurélio Luz, fiscalizar a obra é fundamental e a melhor forma de fazer isso é definindo uma Comissão de Representantes. De acordo com Luz, é dever das construtoras informar aos novos proprietários o direito de organizar essa comissão.


Caso contrário, o próprio comprador do imóvel pode tomar a iniciativa de convocar uma assembleia com as pessoas que também estão comprando uma unidade para eleger, no mínimo, três representantes que irão acompanhar o andamento da construção e repassar as informações aos demais moradores.


A fiscalização da obra inclui examinar a qualidade dos materiais utilizados, o cronograma da construção, a metragem do imóvel e checar a idoneidade da construtora e incorporadora. A verificação deve ser feita no mínimo de três em três meses e, após esse período, os representantes deverão apresentar um relatório completo aos demais compradores.


Para finalizar, o presidente da AMSPA afirma que a formação da comissão não deve ter como objetivo confrontar as construtoras, mas, sim, realizar um trabalho em conjunto.


“A composição da ‘Comissão de Representantes’ visa encontrar a melhor solução para quando surgir eventualidades durante a obra, ou seja, a intenção é incentivar a transparência para que os compradores não sejam pegos de surpresa nos casos de contratempos ou encontrem problemas quando receberem as chaves do imóvel”, completa Luz.


Fonte: Revista Exame - 12/07/2012


 

Fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/aprenda-a-fiscalizar-a-construcao-do-seu-imovel

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011