Cristiane Poleto
Brasília DF - 21/06/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Mesmo com crise, crédito imobiliário cresce no Brasil

27/02/09

Bookmark and Share

Apesar dos problemas causados pela crise econômica, em janeiro o mercado de habitação no Brasil mostrou um forte crescimento em relação aos mesmo período do ano passado: a Caixa Econômica Federal (CEF), responsável por mais de 50% do crédito imobiliário do país, emprestou cerca de R$ 1,910 bilhão, 150% do que em janeiro de 2008. Foram 45.975 contratos fechados no mês.


Para este ano, a expectativa é crescimento de cerca de 30%. Segundo a presidente do banco, Maria Fernanda Ramos Coelho, a captação recorde de poupança no ano passado garante “recursos suficientes para atender a demanda do cidadão” e o programa de habitação que deve ser lançado em breve pelo governo. Ela informou que a Caixa conta com cerca de R$ 92 bilhões de poupança, recursos que são direcionados para o crédito habitacional.


Maria Fernanda disse que uma das medidas em estudo é o financiamento de 100% do valor do imóvel. A construção de casas pode ficar mais barata se forem usadas áreas públicas para isso, afirmou o vice-presidente de Governo da Caixa, Jorge Fontes Hereda. “Um dos custos significativos de financiamento é a questão da terra. A terra chega a significar 20% de um empreendimento. Se se consegue colocar terras públicas à disposição, barateia-se a construção e mais pessoas podem ter acesso, inclusive, com financiamentos”,disse ele.


Hereda acrescentou que deve haver mudança de regras nas fontes de recursos para financiamento. “Deve existir um orçamento a mais, além de mudança de regras nas fontes que existem hoje. Isso deve facilitar o acesso ao crédito.”


(Informações da Agência Brasil)

 

Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011