Cristiane Poleto
Brasília DF - 19/01/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Cidade que não para de crescer

21/05/12

Bookmark and Share

Guará é uma das regiões que mais atraem moradores e empreendimentos. Próxima às principais vias, oferece oportunidades a quem quer viver e trabalhar em Brasília


Apesar da construção de novos prédios, Guará mantém o ar de cidade do interiorFoto: Toninho Tavares

Apesar da construção de novos prédios, Guará mantém o ar de cidade do interior

Querer morar bem em uma região com toda a praticidade e qualidade de vida constitui o desejo de muitas pessoas. Assim é o Guará, local certo para atender as necessidades dos moradores nesses quesitos. Perto de shoppings, metrô, feira, espaços culturais, áreas de esporte e lazer, a região agrada não somente aos seus moradores, mas também aos que residem próximo à região.


Localizado a 20 km do centro de Brasília, o Guará se tornou uma das regiões administrativas que mais se desenvolvem. Inaugurado no dia 21 de abril de 1969, aos 43 anos, concentra cerca de 174 mil habitantes, distribuídos nos eixos Guará I e Guará II, entre outras regiões próximas, como Park Sul e SIA. A cidade oferece aos moradores da região e aos que habitam em locais próximos conforto e acessibilidade de uma região bem estruturada.


Dados da Administração Regional revelam que a área do Guará tem aproximadamente 45,66 km² de extensão, com cerca de 44 mil residências e uma população predominantemente de pessoas vindas dos estados de Minas, Goias, Piauí e Maranhão. Cerca de 40% dos habitantes do Guará pertencem a esses quatro estados.


Carlos Nogueira, à frente da administração há um ano, explica o perfil da região e dos moradores. Os números, segundo o último senso, mostram que a região tem alto índice de alfabetização e conta com ensinos básico, médio e superior, ou seja, mais de 50% da população têm alto nível de educação. Os moradores são de classe média alta.


Crescimento

Do ponto de vista imobiliário, o Guará terá até 2016 cerca de nove empreendimentos comerciais e residenciais. E para 2013 mais quatro empreendimentos estão previstos em locais próximos ao Park Sul, ao lado do hipermercado Carrefour. O administrador calcula que estão previstos para a região cerca de mais de 20 mil pessoas para esses novos empreendimentos, sendo que alguns estão habitados.


Um morador idoso para lá de especial

Prestes a comemorar 90 anos de idade, o senhor Joaquim Rodrigues Gonçalves é um morador singular do Guará. Logo que chegou à cidade, há 42 anos, enfrentou muitas dificuldades, pois começou a construção da casa própria. Foram horas trabalhando diariamente. Em 45 dias a casa estava pronta. Na época da mudança, seu Joaquim trabalhava na prefeitura, mas nas horas vagas exercia a atividade de carpinteiro e teve de trabalhar dobrado para poder conseguir arcar com as despesas da casa e ainda pagar pelo imóvel, pois o contrato de pagamento tinha o vigor de 14 anos.


Após um período de adaptação, começou a se identificar com a região. Hoje ele se diz satisfeito e sente orgulho da cidade onde mora. Durante todo esse tempo, ele acompanha o crescimento da região com a família. “Até hoje não sei como consegui arrumar o dinheiro para quitar a casa. Trabalhava na prefeitura e nas horas vagas como carpinteiro para garantir o sustento da família e o pagamento do imóvel”, recorda.


Em relação ao crescimento do Guará, ele conta que houve muitas mudanças na região, mas hoje se sente feliz morando na casa que construiu com dificuldade. “Quando chegamos aqui não tinha nem o início do Guará II. Eram poucas casas, mas teve muita mudança de lá para cá. Tinha muita poeira no início porque não era asfaltado e não havia comércio. O crescimento foi muito bom e tudo ficou mais fácil e melhor”, constata.


Fonte: Paula Morais Redação Jornal da Comunidade

Fonte: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2012-05-19/imoveis/133669/CIDADE-NAO-PARA-DE-CRESCER.pnhtml

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011