Cristiane Poleto
Brasília DF - 11/12/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Projetos de Iluminação: Para deixar tudo às claras

02/04/12

Bookmark and Share

Para deixar tudo às claras

Iluminação de residências demanda cuidados, pois influencia na estética e na segurança do ambiente. Serviço deve ser contratado com profissionais capacitados para evitar gastos desnecessários


Levantamento revela que cerca de 30% de toda a energia elétrica gastos em uma residência são utilizados para a iluminação


Foto: Rose Brasil

Levantamento revela que cerca de 30% de toda a energia elétrica gastos em uma residência são utilizados para a iluminação

Na hora de construir, a montagem e a disposição da iluminação no ambiente residencial requerem atenção. Por se tratarem de meros detalhes para muita gente, assumem importante função para aqueles que encaram as luzes como algo que vai além de clarear.


Entre os dados colhidos pelo profissional responsável pela iluminação na fase de montagem do projeto estão os hábitos dos moradores, faixas etárias, atividades exercidas em cada área, entre outros. Essas informações dizem respeito às pessoas que vivem naquela residência, para, consequentemente, ser montado todo o esquema de luzes de acordo com o que se pratica em cada cômodo ou área da casa.


Há quem preze pela luz natural, com janelas em tamanho aumentado e tijolos em forma de vitrais, e quem volte a atenção para a montagem de uma rede artificial de iluminação. Independentemente da forma escolhida, o fato animador é que, para qualquer um dos gostos, há soluções que deixam a casa com a cara – ou a luz – dos moradores.


As paredes de uma residência delimitam espaços para muitas atividades, como relaxar, estudar, trabalhar, além de possuir espaços para guardar objetos. E cada uma dessas áreas pede uma diferente solução em iluminação. As exigências dessas áreas são tão individuais quanto as pessoas que nelas vivem. Lâmpadas halógenas – brilhantes e econômicas – podem ser usadas na casa toda. Elas abrangem todas as necessidades, desde luz brilhante e não ofuscante em área para estudo ou trabalho até a iluminação para os quartos.


Um levantamento feito pela Revista Consumidor S/A em 2010 mostrou que, no Brasil, cerca de 30% da energia elétrica gasta em uma residência são utilizados para a iluminação. No entanto, esse gasto pode ser reduzido em até 25% se alguns cuidados forem tomados, tais como usar lâmpadas de menor potência, evitar pintar os tetos e paredes internas com cores escuras e o uso de dispositivos que permitem controlar a intensidade das lâmpadas incandescentes.


Automação


Luiz Andrade, sócio da Techno Solutions, afirma que muitas pessoas associam automação da iluminação de ambientes a um maior gasto na conta de luz. “Não tem nada a ver. Pelo contrário, quanto mais trabalhado for um projeto antes de ser posto em atividade, mais em consideração é levado seu aspecto econômico. Requinte nem sempre é sinônimo de preço alto”, defende.



Cuidado começa na instalação


Luiz Andrade e Luís Brandão alertam para os benefícios da automação residencial


Foto: Gilda Diniz

Luiz Andrade e Luís Brandão alertam para os benefícios da automação residencial

Rafael Andrade, engenheiro e diretor da Dessine Iluminação, acredita que todo cuidado com o qual se trata o projeto elétrico deve começar já na instalação da rede de iluminação de uma residência. “Pensado o esquema de luzes, é fundamental a elaboração do novo projeto elétrico, com o qual as instalações devem estar em conformidade. Outro quesito simples, mas que requer atenção, é a instalação das luminárias, a ser executada por um profissional experiente”, ressalta.


O diretor cita a correta divisão da iluminação nos cômodos de uma residência para que o efeito da luz seja otimizado. “É de total importância dividir corretamente (a luz). A maioria das pessoas tende a pensar que é uma questão de estética. Realmente é, mas não para por aí, pois a economia que se obtém com um melhor aproveitamento é considerável. Por isso a importância de traçar um projeto que contemple o equilíbrio da luz e cada ambiente iluminado conforme seu devido uso”, explica.


O proprietário da Além da Luz, Luiz Alberto, prima por uma iluminação adequada a cada cômodo. O empresário defende que o assunto deve ser visto com mais importância no momento de pensar a planta de uma casa. “Planejar é fundamental. Um bom projeto, quando sai do papel, seguramente vai proporcionar conforto visual e relaxamento, tornando a casa um lugar único e agradável”, conclui.


Fonte DANIEL GUERRA -  Jornal da Comunidade

Fonte: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2012-03-31/imoveis/5063/PARA-DEIXAR-TUDO-AS-CLARAS

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011