Cristiane Poleto
Brasília DF - 19/01/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Sinduscon DF: Mais segurança nos canteiros

02/04/12

Bookmark and Share

Mais segurança nos canteiros

Sinduscon-DF promoveu palestra sobre fiscalização nas obras de infraestrutura para conscientizar trabalhadores e empresários sobre a necessidade de prevenir acidentes e doenças na construção civil


A palestra Canteiro Legal e Ações do Ministério do Trabalho atraiu empresários e outros profissionais da construção civil


Fotos: Toninho Tavares

A palestra Canteiro Legal e Ações do Ministério do Trabalho atraiu empresários e outros profissionais da construção civil

A Comissão de Política e Relações Trabalhistas (CPRT) do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) promoveu, na quarta (28), a palestra Canteiro Legal e Ações do Ministério do Trabalho. A exposição aconteceu na sede do sindicato. Quem ministrou a palestra foi o engenheiro Sérgio Antônio, especialista em segurança do trabalho na indústria da construção. Ele ressaltou a importância da prevenção: “Prevenir, chegar antes, é mais importante, tanto para a segurança quanto para a administração”, destacou.


A exposição teve casa cheia, com um público composto por empresários, mestres de obras, engenheiros e pessoas que trabalham na construção civil. A finalidade do evento foi despertar a conscientização de empresários e engenheiros acerca da segurança em canteiros de obras.


A palestra versou sobre assuntos como origens e abrangências na indústria da construção das Normas Regulamentadoras (NRs), ações fiscalizadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), suas repercussões, responsabilidades e ônus para as empresas, conhecimento, aplicação e treinamento gerencial de engenheiro e mestres de obras e programas de segurança e saúde.


Izidio Santos Junior, presidente da CPRT, considera o assunto segurança importante para todas as empresas. “É necessário ter a conscientização dos empresários e engenheiros, principalmente no que diz respeito à segurança em canteiros de obras. Com essa palestra podemos entender mais sobre as normas regulamentadoras e demais assuntos relacionados à fiscalização em canteiros de obras”, afirma.

Entidades responsáveis pela fiscalização no Distrito Federal, os representantes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) alertam que o efetivo é pouco para fiscalizar todas as obras, por isso a necessidade e importância da palestra promovida pelo Sinduscon-DF.



O objetivo da palestra


O engenheiro Sérgio Antônio proferiu palestra sobre segurança no trabalho 

O engenheiro Sérgio Antônio proferiu palestra sobre segurança no trabalho

O encontro apresentou diversas orientações sobre os direitos e deveres dos trabalhadores e empresários do setor. O descumprimento da Norma Regulamentadora nº18 do Ministério do Trabalho (NR18) foi apresentado, também, como um dos maiores causadores de acidentes na construção civil. A palestra mostrou a necessidade de instruir melhor os trabalhadores quanto aos perigos e direitos. A recusa aos equipamentos de segurança pode gerar punições tanto para patrões como empregados. A eficiência das contratadas, o cumprimento dos acordos e convenções sindicais, tudo é necessário e nada pode ser descartado.


Em 1943 houve a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), depois disso demorou 20 anos para virem as Normas Regulamentadoras. Hoje, como cita Sérgio, as portarias surgem constantemente. “Isso é assustador. O ponto de interrogação nos obriga a agilizar o trabalho”. As inspeções de segurança no trabalho têm caráter preventivo e esse foi o foco da palestra: conscientizar sobre os perigos de condições ou atos inseguros, mostrando a necessidade da reciclagem de treinamento.


Sobre o palestrante - O engenheiro Sérgio Antônio foi auditor-fiscal do trabalho do MTE, na Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo, até 2007. Atualmente, é consultor em Engenharia de Segurança do Trabalho para fabricantes, locadores, usuários de gruas e elevadores utilizados em canteiros de obras da Indústria da Construção; instrutor de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego e de peritos e analistas do Ministério Público do Trabalho sobre a Norma Regulamentadora n º 18. 


Fonte: Redação Jornal da Comunidade

Fonte: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2012-03-31/imoveis/5078/MAIS-SEGURANCA-NOS-CANTEIROS.pnhtml

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011