Cristiane Poleto
Brasília DF - 19/01/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Os sistemas de automação estão cada vez mais presentes nos novos empreendimentos residenciais e comerciais

30/01/12

Bookmark and Share

 A praticidade mora em toda parte


Inovações tecnológicas chegaram aos empreendimentos da construção civil e prometem facilitar a vida dos moradores e dar segurança, comodidade e mais tempo para o lazer



CAROLINY RODRIGUES

mrodrigues@jornaldacomunidade.com.br
  Redação Jornal da Comunidade




 


Os sistemas de automação estão cada vez mais presentes nos novos empreendimentos residenciais e comerciais Fotos: Rúbio GuimarãesOs sistemas de automação estão cada vez mais presentes nos novos empreendimentos residenciais e comerciais

A evolução tecnológica alcançou diversos setores no país, e a contrução civil não poderia ficar de fora. Os condomínios residenciais estão cada vez mais equipados. É possível acionar itens eletrônicos apertando um único botão ou até mesmo utilizando aplicativos do Iphone ou Ipad. Todo esse progresso visa o conforto e, principalmente, a facilidade. “Buscamos facilitar a vida das pessoas, porque a rotina de trabalho está mais complexa. Com a automatização dos serviços, perde-se menos tempo, o que possibilita aproveitar melhor as áreas comuns, por exemplo”, avalia Mariana Aguiar, coordenadora de produtos da EBM Incorporações.

 




Além de práticas, as novas tecnologias são utilizadas, também, para a segurança dos moradores. Objetos como as chaves, famosas por serem esquecidas e perdidas com frequência, não serão mais necessários em empreendimentos com essas inovações. “O touchkey é um dispositivo que substitui as chaves. O morador cadastra uma senha ou digital para ter acesso às dependências do imóvel. Pode ser cadastrada, também, uma senha temporária, utilizada normalmente para empregados, na qual é permitida a entrada na residência em dias e horários da semana previamente determinados”, explica a coordenadora Mariana. Com isso, é possível obter um histórico de quem esteve na casa e os horários em que entrou.


 


Mariana Aguiar, da EBM Incorporações, destaca o tempo ganho com a automaçãoMariana Aguiar, da EBM Incorporações, destaca o tempo ganho com a automação

Para garantir a rapidez e a segurança ao entrar na garagem, os empreendimentos da EBM são entregues com o smartgate – porteiro eletrônico inteligente projetado pela empresa de automação residencial iHouse –, que  faz a leitura da placa do veículo e a abertura automática do portão.

Os condomínios comerciais também aderiram ao desenvolvimento tecnológico. O Vega Luxury Design Office, empreendimento da Cyrela Brazil Realty em Brasília, por exemplo, será entregue com automação nas salas de reuniões e nos auditórios, proporcionando mais conforto e praticidade ao ambiente de trabalho. “As empresas hoje buscam agilidade nos serviços. O escritório poderá ser ‘fisicamente’ acessado pelo tablet”, pondera Francine Agra, gerente regional de incorporação centro-oeste da Cyrela.

 




Com a difusão da tecnologia no setor da construção civil e a aceitação dos clientes, os sistemas de automação estão mais acessíveis financeiramente.


 


Inovações gerais

Outra novidade no sistema de automação é a aposentadoria do aspirador de pó. A dona de casa não precisará ter grandes extensões de energia para limpar o imóvel ou levar o aparelho a cada cômodo. A maioria dos residenciais em construção está preparando os imóveis para receber uma central de aspiração em cada compartimento da casa, que precisará apenas de uma magueira para absorver a sujeira. Itens, como TV, DVD e home theater, iluminação, ar-condicionado e persianas também poderão ser controlados automaticamente nos imóveis da Brookfield. A infraestrutura dos apartamentos da incorporadora é preparada para receber esse sitema, que pode ser operacionalizado por aparelhos da Apple, como Iphone e Ipad. “Não fazemos a instalação do sistema devido ao valor e à pessoalidade do serviço. O cliente pode escolher entre uma automação simples e uma mais sofisticada. Tudo de acordo com as necessidades e as condições financeiras”, esclarece Rubens Oseky, diretor comercial da Brookfield Incorporações.


 


Lavanderia é um dos espaços privilegiados nos novos condomíniosLavanderia é um dos espaços privilegiados nos novos condomínios

O sistema possibilita a criação de ambientes aconchegantes. O morador pode criar um cenário propício para o cinema ou selecionar pontos de iluminação da casa para um jantar romântico. “Além disso, é possível fazer uma programação a distância. Ou seja, ele poderá encher a banheira no caminho de casa”, diz Oseky. As áreas comuns também ganharam tecnologia. A lavanderia do MY LifeStyle, empreendimento da EBM Incoporações, será inspirada nos laundry services americanos e terá internet wireless, vending machines (máquinas de lanches e refrigerantes) e TV. “Um espaço confortável para que o cliente trabalhe ou se divirta enquanto espera a roupa lavar”, detalha a coordenadora Mariana.

 




Os profissionais ligados à construção civil consideram fundamental esse crescimento tecnológico e acreditam que, daqui a alguns anos, será inaceitável um imóvel sem as praticidades oferecidas pelo sistema de automação.


Fonte: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2012-01-28/imoveis/4639/A-PRATICIDADE-MORA-EM-TODA-PARTE.pnhtml

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011