Cristiane Poleto
Brasília DF - 21/09/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e a Abertura da Copa em Brasília

24/08/11

Bookmark and Share

Abertura da Copa em Brasília ganha apoio de Niemeyer e Havelange


 


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, continua a campanha para trazer a abertura da Copa do Mundo de 2014 para Brasília. Na tarde desta terça-feira (23/8), no Rio de Janeiro, Agnelo e o vice, Tadeu Filippelli, se encontraram com duas figuras históricas do Brasil para pedir apoio: o arquiteto Oscar Niemeyer e João Havelange, presidente de honra da Fifa.



Niemeyer gostou da ideia e achou justo a cidade receber a abertura do Mundial. Segundo ele, Brasília é a capital e pertence a todos os Brasileiros. Já Havelange, que foi presidente da entidade máxima do futebol, apoiou o jogo inicial na capital e ainda acrescentou que uma Copa não precisa apenas de estádios, mas também de “aeroportos, boa mobilidade urbana, hotéis, hospitais e segurança pública”, disse à Agência Brasília.


Ao informar sobre o andamento das obras do Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, Agnelo também assegurou que toda infraestrutura para receber a abertura de um mundial está sendo montada.


 


Estádio Nacional de Brasília




O Mané Garrincha dará lugar ao estádio Nacional de Brasília, orçado em R$ 671 milhões, com capacidade máxima de 71 mil expectadores sentados. O estádio se tornou um forte candidato para receber o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014.


Fotos do Estádio Nacional de Brasília


 


Mané Garrincha


Estádio Nacional de Brasília - Imagem interna


Estádio Nacional de Brasília


Estádio Nacional de Brasília vista externa.


 


Com as "pernas tortas o Mané Garrincha resiste a implosões:


O antigo estádio Mané Garrincha em Brasília, resistiu a duas tentativas de implosão, foram usados mais de 250 quilos de dinamites e a estrutura do estádio continua firme. De acordo com o Consórcio Brasília 2014, responsável pela obra, na primeira tentativa houve um "corte" na linha de detonação responsável por desestabilizar a base da construção, e mesmo após a reconstituição e vistoria para a segunda tentativa a arquibancada não foi derrubada. O representante do Consórcio, disse que não houve erro de cálculo, mas sim, uma imprevisibilidade.




Vídeo mostra a frustrada tentativa de demolir o antigo Estádio Mané Garrincha:


 



 


Quem foi Mané Garrincha:


Manoel dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé, 18 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983), foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É reconhecido entre especialistas de futebol e ex-jogadores como o segundo maior futebolista da história. No auge de sua carreira, passou a assinar Manoel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol.


Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas" , foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. Com Garrincha e Pelé jogando juntos, a Seleção jamais perdeu uma partida sequer. A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, numa crônica publicada no Jornal do Brasil, no dia 21 de janeiro de 1983, um dia após a morte do genial Garrincha:





Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino.  Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho. Carlos Drummond de Andrade



Assista  alguns momentos do craque Mané Garrincha:



 

Fonte: http://www.cristianepoleto.com.br

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011