Cristiane Poleto
Brasília DF - 21/09/2018

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As redes sociais e as vendas de imóveis

30/04/11

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O sucesso revelado em números


A Lopes Royal também acredita no potencial das vendas pela internet, motivo pelo qual investiu, em 2010, cerca de R$ 5,5 milhões no desenvolvimento da nova estrutura e mídia on-line.


A principal ferramenta da imobiliária é o portal, que integra mídias sociais ao conteúdo e recebeu, só em janeiro, 2,1 milhões de acessos. Por mês, são realizados aproximadamente sete mil atendimentos on-line via e-mail ou chat.


“A internet é uma ferramenta muito forte em vendas e relacionamento com o cliente. Nosso portal expõe cerca de 15 mil produtos de lançamentos em todas as regiões onde atuamos e, a partir dessas informações, o cliente só precisa clicar em um botão para entrar em contato com o corretor”, diz Cláudio Fernandes, gerente de marketing da Lopes Royal. Cerca de 50 corretores são responsáveis pelas demandas da web em três centrais só no DF.



A principal ferramenta de vendas da Lopes Royal é o portal, que somente no mês de janeiro recebeu 2,1 milhões de acessosFoto: Sandro AraújoA principal ferramenta de vendas da Lopes Royal é o portal, que somente no mês de janeiro recebeu 2,1 milhões de acessos


Os internautas podem, dentre outras coisas, comprar e vender imóveis novos e usados, anunciar a venda de imóveis, comentar ofertas e fazer simulações de financiamento. O acesso ao site também pode ser feito pelo celular. “Os corretores se relacionam com clientes que buscam mais informações sobre o empreendimento, basicamente por chat e e-mail. Já chegamos a fazer mais de 500 vendas pelas equipes on-line em um único mês”, comemora Cláudio.


A seleção dos corretores on-line da Lopes Royal segue pré-requisitos como conhecimentos em informática e afinidade com internet e redes sociais, mas a capacitação é constante dentro da empresa. “Esses profissionais passam por treinamento específico na Uni Lopes Royal e recebem módulos para treinamentos na internet”, explica Cláudio.


O perfil dos clientes atendidos não segue uma regra. Apesar de o público da empresa ser composto, em geral, por pessoas com idades acima de 25 anos, o gerente não considera este um fator de segmentação. “Atendemos a clientes de todas as idades”, afirma. O atendimento via internet responde por 10% das vendas da empresa.



Vendas sem fronteiras

A incorporadora Cyrela Brazil Realty comemorou recentemente a primeira venda realizada pelo facebook. Inovadora por ter sido realizada com um morador de outro estado, a transação contou com o auxílio do aplicativo para iPhone, lançado pela empresa no ano passado para integrar informações sobre o empreendimento comercializado, em dois importantes canais on-line da Cyrela.


“O processo foi iniciado pelo chat do Facebook e, após uma visita ao estande do Vita Residencial, em Recife, o cliente aproveitou o aplicativo disponível para iPhone para mostrar à esposa as informações e fotos do empreendimento antes de ‘bater o martelo’”, conta  Victor Almeida, corretor da Seller (empresa de vendas do grupo Cyrela), responsável pela venda.


A presença da Cyrela no facebook faz parte de um plano da empresa de reformular e intensificar a atuação na internet e nas mídias sociais. “A Cyrela foi a primeira empresa do setor imobiliário a lançar o canal no facebook e realizar uma ação de vendas”, diz Fernando Moulin, gerente geral de e-business da empresa.


Em 2010 as vendas on-line somaram 18% no Brasil. Somado aos resultados da Seller, o número chega a 35%. A equipe de vendas on-line representa 30% dos 1.200 corretores da Cyrela no país.


Fonte: Jornal da Comunidade 30 de abril a 06 de maio de 2011.

Fonte: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2011-04-30/imoveis/5955/DE-CARONA-NA-REDE-MUNDIAL.pnhtml

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