Cristiane Poleto
Brasília DF - 23/09/2018

Destaques

Imprimir   Diminuir Fonte   Aumentar Fonte

Câmara debate quadra 500 do Sudoeste

03/04/11

Bookmark and Share


 Redação Jornal da Comunidade




Projeto da nova quadra está no plano original de Lúcio CostaFoto: Mary LealProjeto da nova quadra está no plano original de Lúcio Costa

A Câmara Legislativa discute na segunda-feira (4) a consolidação do Sudoeste, completando o projeto de Lúcio Costa com a construção da quadra 500. O debate foi sugerido pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT) e deve contar com a presença de geólogos, membros do Ministério Público e do governo. Em debate estará não só a edificação da área, como também as contrapartidas impostas para a conclusão do projeto.



Entre as contrapartidas previstas está a construção e recuperação ambiental dos parques das Sucupiras e do Bosque. Serão replantadas mais de 163 mil mudas  em áreas de reflorestamento indicadas pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), que também receberá mais de R$ 1,3 milhão em recursos para serem aplicados em projetos ambientais de interesse do órgão.




Também está prevista a construção de 24 quilômetros de ciclovia contornando todo o bairro. O projeto prevê ainda o alargamento de vias no Sudoeste para desafogar o trânsito, investimentos em sinalização, captação e reaproveitamento de águas pluviais.




O projeto da quadra 500 e as compensações citadas foram aprovados por unanimidade pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan). A eclética composição do conselho – dez representantes da sociedade civil, um da Universidade de Brasília e um do Instituto dos Arquitetos do Brasil – atesta o rigor e isenção com que o projeto foi avaliado.




A quadra 500 do Sudoeste abrigará 22 edifícios com as mesmas características do Plano Piloto: seis pavimentos e pilotis livres, dentro do plano original de Lúcio Costa. Obedecerá a um recuo de 20 m do Eixo Monumental e será habitada por cerca de quatro mil pessoas. Os impactos relativos ao trânsito, por exemplo, foram analisados pelo Detran que também deu parecer positivo ao projeto.




O projeto de urbanismo URB 147/88 e o Memorial Descritivo MDE 147/88, feitos a partir do Brasília Revisitada, da lavra de Lúcio Costa, e tornados lei pelo Decreto nº 11.433, de 30 de janeiro de 1989, definiram a implantação do Sudoeste e deram limites ao setor. A quadra 500 aparece como área a ser parcelada. A previsão da quadra está no livro de tombo, de 1990. O registro da matrícula do imóvel que abriga a quadra foi feito em 11 de julho de 1989.


Fonte: http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/2011-04-02/politica/4441

Imóveis


Documento sem título Linked in
Especialistanet © 2011